Um ano de vida, grande motivo de celebração! O À pala de Walsh nasceu a interrogar-se sobre o que é a crítica e, agora, passados mais de 380 artigos escritos com letras, com imagens e com sons, temos o orgulho e o prazer de aqui registar que não chegámos a nenhuma resposta concreta. Seria sinal de que parte fundamental da nossa “missão” já tinha terminado ou sinal de que “há respostas concretas” para o que é a crítica de cinema – guarde o champanhe bem guardado, porque não nos parece que haja. A verdade é que essa coisa chamada crítica de cinema mereceu e continuará a merecer todas as interrogações possíveis até ao ponto em que já não haja nem mais pala nem mais Walsh para venerar. Talvez por isso, inconformados, isto é, “sem formas fixas”, nos debruçamos sobre o passado dando uso a uma nova ferramenta crítica: o vídeo. Seis homenagens ao cinema, à vida no cinema, ao cinema da vida, às palavras e associações que elas espoletam. Seis homenagens videogravadas à pala de Walsh.
Whiskey com leite de Ricardo Vieira Lisboa
Primeiro ano de Francisco Valente
Não de João Palhares
Aniversário à pala de Walsh de Carlos Natálio
Ex-cinemas de João Lameira
Raoul Walsh in the Mouth of Madness de Luís Mendonça
4 Comentários
Parabéns! 🙂
Muitos Parabéns a todos, sobretudo aos autores que se juntaram e criaram um dos maiores sites de cinefilia que conheço. Continuem sempre com o mesmo espírito.
Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo
Parabéns aos que trabalharam com saber e paixão conseguindo um resultado que merece ser reconhecido. E por mim ele é!
A título pessoal, mas penso que também posso estender a todos os colaboradores, quero agradecer as vossas mensagens de parabéns. Obrigado por acompanharem o que se escreve por aqui. É um gosto tê-los como leitores.