Passámos pelo festival, este ano, com o intuito de registar algumas das presenças que o IndieLisboa traz até nós. Dele relembramos agora os convidados internacionais, as sessões marcadas por Q&As, as festas com que o Indie animou a cidade e os encontros fortuitos com os realizadores.

O júri internacional do IndieLisboa International Film Festival. Da esquerda para a direita: Margarida Cardoso, Ariel Schweitzer e Marie Pierre Duhamel.

O crítico de cinema Neil Young esteve no festival para apresentar algumas sessões e moderar conversas com os realizadores que vieram ao festival.
Na tarde de dia 1 de Maio contámos com a presença de Heinz Emigholz, realizador do documentário The Airstrip – Aufbruch der Moderne, Teil III (The Airstrip: Decampment of Modernism, Part III, 2014)

Heinz Emigholz, realizador do documentário The Airstrip – Aufbruch der Moderne, Teil III (The Airstrip: Decampment of Modernism, Part III, 2014) no Q&A conduzido por Neil Young

Q&A de Michael Pattison a Heinz Emigholz na 2ª sessão do seu filme The Airstrip – Aufbruch der Moderne, Teil III (The Airstrip: Decampment of Modernism, Part III, 2014)

Q&A conduzida por Ricardo Vieira Lisboa com um dos realizadores do filme Virtuos Virtuell (Virtuoso Virtual, 2013), Thomas Stellmach, e com a realizadora Rita Macedo, premiada com o Prémio Novo Talento FNAC pelo filme Implausible Things (2014)

Agnès B. apresentou o seu filme Je m’appelle Hmmm… (My Name Is Hmmm…,2013) no grande auditório da Culturgest

Claire Simon, na sessão do seu filme Géographie humaine (Human Geography, 2013) no IndieLisboa International Film Festival.

Júri internacional no festival, Ariel Schweitzer, historiador e crítico de cinema nos Cahiers Du Cinéma

Heinz Emigholz no IndieLisboa, realizador do filme The Airstrip – Aufbruch der Moderne, Teil III (The Airstrip: Decampment of Modernism, Part III, 2014)

Os comentadores convidados pelo festival, Michael Pattison e Neil Young, acompanhados por Víctor Paz Morandeira, crítico no blog A cuarta parede

Para além dos filmes, no IndieLisboa International Film Festival houve todo um universo paralelo by night, onde se celebrou o convívio, no espaço Primeiro Andar. com André Marques, Joana de Verona, Pedro Fernandes Duarte, Diogo Costa Amarante

IndieLisboa International Film Festival by night com Nuno Sena (director do festival) e Ariel Schweitzer
Palmarés
Cerimónia de entrega de prémios IndieLisboa International Film Festival. Consulte o palmarés aqui.

José Tolentino Mendonça entrega o Prémio Árvore da Vida para Melhor Filme Português ao filme O Novo Testamento de Jesus Cristo segundo João (2014) de Joaquim Pinto e Nuno Leonel

O Primeiro Verão (2014) de Adriano Mendes recebe os prémios Restart para Melhor Filme da Secção Novíssimos e TAP para Longa Metragem Portuguesa de Ficção

Prémio SIC Notícias Pulsar do Mundo para La marche à suivre (Guidelines, 2014) de Jean-François Caissy

Joana Pimenta recebe à distância o Prémio Pixel Bunker para Melhor Curta Metragem Portuguesa, para o seu filme As figuras gravadas na faca com a seiva das bananeiras (The figures carved into the knife by the sap of the banana trees, 2014)

Guido Hendrikx recebe a Menção Honrosa do Grande Prémio de Curta Metragem, do seu documentário Escort (2013)
Sem Comentários