A cidade do Porto não podia deixar de fazer parte da celebração dos 5 anos do À Pala de Walsh, e dessa forma, organizamos, em colaboração com a Medeia Filmes e a Leopardo Filmes, uma réplica do ciclo Quem És Tu, Cinema? que está a ser apresentado em Lisboa: sete filmes sobre a Sétima Arte. Os filmes serão exibidos no Teatro Campo Alegre, sempre às terças-feiras (com excepção da segunda sessão, que acontecerá numa quarta), às 21h30.
As datas são diferentes, mas os filmes são quase sempre os mesmos do ciclo que decorre no Espaço Nimas em Lisboa: a única alteração prende-se com a inclusão do filme de Monte Hellman, Road To Nowhere (Sem Destino, 2010) no ciclo. As sessões serão seguidas de um debate que convoca um conjunto de convidados que se tem destacado na prática e reflexão cinematográficas.
3 Outubro (3a-feira) – 21h30 – Le mépris (O Desprezo, 1963) de Jean-Luc Godard
11 de Outubro (4a-feira) – 21h30 – Irma Vep (1996) de Olivier Assayas
17 de Outubro (3a-feira) – 21h30 – Road To Nowhere (Sem Destino, 2010) de Monte Hellman
24 de Outubro (3a-feira) – 21h30 – Don Quijote de Orson Welles (Dom Quixote de Orson Welles, 1992) de Orson Welles
31 de Outubro (3a-feira) – 21h30 – Zire Darakhatan Zeyton (Através das Oliveiras, 1994) de Abbas Kiarostami
7 de Novembro (3a-feira) – 21h30 – State and Main (State & Main, 2000) de David Mamet
14 de Novembro (3a-feira) – 21h30 – Je T’Aime… Moi Non Plus: Artistes et Critiques (2004) de Maria de Medeiros
A escolha destas obras, que têm em comum um olhar sobre o próprio cinema, para os bastidores, para o processo criativo e para o lugar do cinema, de filmes sobre filmes, tem por objectivo colocar o cinema e esse olhar para dentro no centro da discussão. Pretende-se assim alargar o debate numa conversa com os convidados e os espectadores sobre o que é o cinema, o que vemos no cinema e o que queremos do cinema – fica feito o convite, contamos com a vossa presença.
A primeira sessão é já dia 3 de Outubro A Le mépris segue-se uma conversa que será conduzida pelo walshiano Francisco Noronha, e contará com a participação do realizador e argumentista Eduardo Brito e do artista e professor João Sousa Cardoso.
O bilhete de entrada custa 4 euros.