O À pala de Walsh juntou-se no passado 1 de Novembro à exposição Marilyn Unseen By Milton H. Greene, que decorreu no CascaiShopping e no Algarve Shopping, por acção da Sonae Sierra, para organizar duas Conversas à Pala sobre a relação entre fotografia e cinema, dando especial atenção à importância do trabalho do fotógrafo de cena na rodagem de um filme.
A primeira dessas conversas, intitulada “O Cinema Visto Pelos Fotógrafos”, contou com a moderação do walshiano Ricardo Vieira Lisboa e com a participação de Alípio Padilha (fotógrafo), António Júlio Duarte (fotógrafo) e Joana Linda (fotógrafa e realizadora).
Publicamos esta conversa no momento em que estão em exibição Ramiro (2017) de Manuel Mozos e Colo (2017) de Teresa Villaverde, cujas rodagens Alípio Padilha e António Júlio Duarte fotografaram, respectivamente. Sendo que este último acaba de publicar Ensaio, um livro composto com algumas dessas fotografias, editado pela Pierre von Kleist. E também quando Fátima (2017) de João Canijo teve recentemente a sua estreia internacional nos festivais de Roterdão e Gotemburgo (e foi reposto em sala), cuja fotografa de cena foi Joana Linda.