Três semanas passadas desde o último concílio de palas e há que assinalar algumas novidades: o indie fofinho Lady Bird (2017) de Greta Gerwig, o tua fofinho Ramiro (2017) de Manuel Mozos, o árido Todas as Cartas de Rimbaud (2017) de Edmundo Cordeiro, o ideológico The 15:17 to Paris (2018) de Clint Eastwood e o complexo Correspondências (2016) de Rita Azevedo Gomes. Assim como I, Tonya (2017) de Craig Gillespie e Mark Felt: The Man Who Brought Down the White House (2017) de Peter Landesman. Continuam em exibição no nosso palatoriumo praticamente consensual, Paul Thomas Anderson, Phantom Thread (Linha Fantasma, 2017), o grande vencedor dos Óscares, The Shape of Water (A Forma da Água, 2017) de Guillermo del Toro, e ainda o prémio do Júri de Cannes, Nelyubov (2017) de Andrey Zvyagintsev. Ainda o novo filme de Steven Spielberg, The Post (2017), a cooperação da grande Agnès Varda com o fotógrafo/artista plástico JR, em Visages, villages (Olhares Lugares, 2017), Amor Amor (2017) de Jorge Cramez, Black Panther (2018) de Ryan Coogler e The Florida Project (2017) de Sean Baker. Por fim, o coringa desta edição desafia a força da gravidade, e põe tudo Do Avesso.