O À pala de Walsh associa-se à iniciativa conjunta da Cinemateca Portuguesa com o colectivo White Noise, a Associação Friends of Walerian Borowczyk e a Livraria Linha de Sombra, para oferecer o 5 bilhetes duplos para a sessão “Duas Horas com Walerian Borowczyk” a acontecer na próxima terça-feira, dia 3 de Abril, na Sala Luís de Pina a partir das 18h30. Sessão que conta com a participação do investigador Daniel Bird, o qual apresenta uma conferência onde mostrará e comentará os filmes de curta-metragem do cineasta de origem polaca, radicado em França em 1958, cuja obra foi recentemente restaurada permitindo a redescoberta internacional do seu trabalho.
Walerian Borowczyk (1923-2006) autodefinia-se como um “artesão alquimista”, e inicia a sua obra no cinema de animação na Polónia, tendo colaborado com Jan Lenica e depois com Chris Marker, em Paris, onde integra o estúdio de animação Cinéastes Associés, explorando as vertentes da colagem e da pintura. A partir de meados dos anos sessenta, também realizador de obras de longa-metragem e ação real, trabalha o entrosamento de ambos os registos, dando especial atenção à sexualidade e ao erotismo nas décadas seguintes.
O colectivo White Noise tem sido responsável pela divulgação nacional do trabalho do realizador tendo já exibido algumas destas curtas aquando da inauguração da Galeria Germinal, e depois em colaboração com o MOTELx, exibido, entre outros, Docteur Jekyll et les femmes (Dr. Jekyll e as Mulheres, 1981) e La bête (O Monstro, 1975).
Os filmes a projetar nesta sessão-conferência são Dom (1958) e Les astronautes (1959); Renaissance (1963) e Les jeux des anges (1964); Le dictionnaire de Joachim (1965) e Rosalie (1966); Gavotte (1967) e Diptyque (1967). Antecedendo a sessão, às 17h30, na livraria Linha de Sombra, é lançada a monografia Walerian Borowczyk da autoria de Daniel Bird, publicada em 2016 por Friends of Walerian Borowczyk, Le Chineur Éditions, Carlotta Films e Éditions du Centre Pompidou.
Para para participar neste passatempo e habilitar-se a ganhar um destes 5 bilhetes duplos bastará:
- subscrever a nossa newsletter (na coluna à direita);
- partilhar esta publicação no Facebook (ou outra rede social) em modo público e enviar, para o correio electrónico apaladewalsh@gmail.com a hiperligação correspondente (ou simplesmente uma captura de ecrã);
- juntar a isso o seu primeiro e último nome e a resposta correcta à seguinte questão.
Qual é o realizador francês que co-realiza Les Astronauts com Walerian Borowczyk?
Os bilhetes duplos serão sorteados entre as respectivas participações recebidas até às 23:59 de 1 de Abril., através da plataforma Random.org.
Boa sorte!