[Link para inscrição aqui]
Pela segunda vez consecutiva, o À pala de Walsh patrocina o Curso Livre* Ensaio Audiovisual e a Escrita sobre Cinema, que terá lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova (FCSH/NOVA) entre os dias 30 de Janeiro e 17 de Fevereiro, duas aulas de hora e meia por dia, das 18h às 21h. Esta é uma reedição do Curso Livre da FCSH/NOVA que, em 2016, esgotou o número de participantes e do qual resultaram inúmeros ensaios audiovisuais, todos eles entretanto tornados públicos em diversos contextos de exibição artística, entre eles, o À pala de Walsh, mas também o festival IndieLisboa, a ESC:ALA, a Interact e a Galeria Germinal.
Como cartão de visita, publica-se aqui O Cinema que Vê, filme de Beatriz Saraiva produzido na edição anterior deste Curso, seleccionado em 2016 pelo IndieLisboa.
Renovamos a proposta de criação de um contexto pedagógico e técnico para a produção de ensaios audiovisuais digitais e de experimentação na área da escrita sobre cinema.
De novo, a formação ficará a cargo do walshiano Luís Mendonça, doutorado em Ciências da Comunicação na FCSH/NOVA, com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e a cargo do realizador Luís Miguel Correia, coordenador técnico do Laboratório de Ciências da Comunicação da FCSH/NOVA. Este Curso é da responsabilidade da Professora Doutora Margarida Medeiros.
Este curso oferece um contexto pedagógico e técnico para a produção de ensaios audiovisuais digitais e de experimentação na área da escrita sobre cinema. Da ideia à concepção e à exibição ou publicação dos objectos, garantimos ao formando a aquisição de conhecimentos para transformar o pensamento sobre cinema num processo criativo, que rompa com os limites tradicionais da linguagem e que faça chegar as ideias a um público alargado.
A criação de janelas de exibição e publicação dos objectos resultantes deste workshop é assegurada por um conjunto de parcerias que muito nos honram, a saber:
- O Festival IndieLisboa assegura a passagem de pelo menos um dos filmes produzidos no workshop.
- No campo do online, o site de cinema À pala de Walsh, o site do DCC Medialab da FCSH/NOVA e a publicação electrónica, de ensaio e vídeo, ESC:ALA disponibilizam janelas de exibição para alguns dos filmes realizados.
- O Bazar do Vídeo facultará aos alunos um conjunto de vantagens no acesso a tecnologia de realização e montagem.
- O blogue My Two Thousand Movies será nosso parceiro mediático, acompanhando o processo de criação no workshop com um ciclo.
O curso contará com intervenções – e acompanhamento junto dos alunos – da realizadora Margarida Leitão, que mais recentemente se tem dedicado à realização de objectos intimistas ou à montagem a partir de arquivo (pessoal ou do cinema). Fazem ainda parte da equipa de oradores convidados os walshianos Ricardo Vieira Lisboa (mestrando na Escola Superior de Teatro e Cinema, autor de vários ensaios audiovisuais e programador no IndieLisboa) e Tiago Baptista (autor de ensaios audiovisuais, doutorado recentemente com um trabalho na área, professor universitário, investigador e conservador na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema).
Este curso, que vale 2 ECTS, tem o seguinte preçário:
Público em geral: 200 euros. Associados INATEL/ACP: 160 euros. Estudantes e docentes NOVA/Alumni FCSH: 180 euros.
Todas as informações podem ser consultadas aqui.
[Link para inscrição aqui]
* – “Um curso livre é um curso de curta duração que ministra conhecimentos em áreas científicas e profissionais específicas. Os cursos livres da FCSH/NOVA são validados pelo Conselho Científico e não conferem grau académico, apenas a emissão de um certificado, podendo estar prevista a atribuição de créditos.” (Fonte aqui)